top of page

Comprar à vista com cartão ou com dinheiro?

  • Carlos Resende
  • 23 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Parece tão simples, mas esta questão traz algumas pegadinhas para quem quer cuidar bem de seu dinheiro.

Por quê? Até meados de 2017, o Código de Defesa do Consumidor proibia ao comerciante praticar preços diferentes para compras em dinheiro ou no cartão, por exemplo.

Mas a Medida Provisória 764/2016, convertida na Lei 13.455, de 26.06.2017, muda isso. Segundo ela, quem oferece bens e serviços ao público pode praticar preços diferenciados em função do prazo de pagamento ou do instrumento de pagamento utilizado. A lei só exige que o comerciante exponha no estabelecimento os descontos oferecidos para cada situação

O que nos interessa: o empresário pode estabelecer preços diferentes para compras com dinheiro, cheques, cartão de débito ou de crédito. E aí, o que você faz?

Primeiro, pense nos custos e vantagens de pagar com cada um dos instrumentos de que você dispõe (que podem ser: dinheiro, cheques, cartão de débito, cartão de crédito, cartão alimentação...).

Em seguida, avalie o desconto oferecido pelo estabelecimento. Veja algumas hipóteses que ajudam a pensar na melhor decisão (sempre supondo que você se decidiu pela compra está disposto a realizá-la):

a) se não há diferença de preços: a alternativa sugerida é pagar com cartão, pois você tem maior controle sobre o pagamento e tem prazo para efetuá-lo; se seu dinheiro está aplicado, ainda poderá ter algum rendimento até o vencimento; além disso, a compra com cartão pode lhe trazer pontos (fidelidade) e benefícios (como seguro para alguns produtos).

b) hoje (agosto/2017) as aplicações mais comuns rendem entre 0,5% e 0,65% ao mês. Assim, se houver desconto para pagar em espécie/cheque/cartão de débito, considere que postergar seu pagamento em um mês (cartão de crédito) vai lhe dar no máximo 0,65% (se o dinheiro estiver aplicado). Então, compare com o desconto oferecido e veja qual a melhor decisão no momento. Lembre-se de que desconto representa menos dinheiro gasto!

Em todos os casos, planeje suas compras. Não compre por impulso! Fazendo assim, você fará seu dinheiro valer muito mais!

E se preferir pagar à prazo? Em breve, vamos trazer reflexão sobre este tema. Siga-nos!

 
 
 

Comentários


Recent Posts
bottom of page